Liberar a Maconha é a Solução?

16-06-2011 12:32

Querem Liberar a Maconha

Autor: Nivaldo Duarte

 

Dentre os movimentos a favor da liberação da maconha, acredito que, uma posição de peso pra animar os ânimos dos adeptos em prol de sua liberação, foi a postura do então; ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
   A exposição dos "beneficios" na liberação da erva maldita, parece tomar uma conotação menos assustadora, quando vemos um sociólogo, de uma formação invejável e ex-governante de nossa Nação, portar-se de forma favorável à liberação da mesma.
   É um absurdo! Ao contrário de, uma reação forte na busca de um tratamento decente para o usuário, e o combate eficiente contra os que traficam; o melhor mesmo é liberar!
   Basta, ver o mal que as drogas causam ao usuário, para concluir se de fato vale a pena, deixar essas coisas livres por aí. O maior beneficio pra essa gente grande (autoridades de nosso Brasil e empresários), é que muitos serão beneficiados. O governo terá a chance de abocanhar uma fortuna com impostos altos; assim como fazem com o cigarro, e certamente a Souza Cruz ou outros fabricantes do cigarro ficarão na responsabilidade de "empacotar" e distribuir a erva da morte para as suas vitimas, em embalagens lindas e atrativas. Ou, aqueles "belos" kites do governo que retarda por pouco tempo a vida do individuo, sem que ninguém lhes dê uma garantia maior de que vão viver por muito tempo.
   Gente! O cigarro provoca: Infarto do miocárdio, bronquite crônica e cânceres de pulmão. Em todo o universo, mais de três milhões de pessoas morrem por ano em razão do fumo. E quanto mais a pessoa fuma, mais propensa se torna a nunca sair do vicio e maiores são as chances de desenvolver doênças relacionadas ao tabaco.
    Enquanto que, a bebida alcóolica causa irritabilidade, convulsões, alteração da memória, sonolência, vômitos, coma até a morte. E seus efeitos tardios são: Cirrose, impotência sexual, cânceres do sistema digestivo; e as consequencias sociais são: desajuste familiar, violências em geral, improdutividade profissional e morrem pelo menos dois milhões e meio de pessoas no mundo a cada ano, por causa da bebida alcóolica.
   A maconha além de ter sido uma das primeiras drogas a se manifestar agressivamente, para desajustar, aprisonar e destruir pessoas de todas as idades e principalmente os jovens. Também, tem sido a causa exagerada na morte de milhares de pessoas. Fumar um cigarro de maconha equivale a um maço de cigarros de tabaco em termos de risco de câncer de pulmão.
   E fica aqui, a minha pergunta: Liberar a maconha, é melhor que criar meios para dar um tratamento decente ao usuário da mesma? Não seria melhor que, os governantes e as autoridades em geral, se unissem na elaboração e preparo no combate ao tráfico - e numa forma eficiente que dê a oportunidade para que todos os dependentes dessa maldita droga e outras... recebam gratuitamente tratamentos dignos.
   O governo e a população num todo, não devem se esquivar de seus deveres. O governo; na criação e cumprimento de leis e projetos que gerem resultados reais, e que não desampare o cidadão em suas necessidades básicas... e se eximir de sua responsabilidade é o mesmo que, entregar o "dependente" à sua própria sorte.
   E a população não deve fazer "vista grossa" a tudo isso, e exigir seus direitos, sem esquecer portanto que, estender a mão ao próximo, além de produzir bem estar pessoal, também resultará numa melhoria da qual todos terão a possibilidade de, também desfrutar, direta ou indiretamente. O dia de amanhã não nos pertence, e agir no dia que se chama hoje; com sabedória, prudência, amor e obras... é uma nobre e honrosa missão.