Morrer de Rir - Sorrir Faz bem!

11-06-2011 12:54

                      

                                Morrer de Rir

                                                  Autor: Nivaldo Duarte

 

 

                                                       "Sempre rir, sempre rir
                                                   pra viver, é melhor sempre rir" - Bozo -

 

     O texto acima é parte da letra de música do famoso palhaço Bozo. Rir! É sem dúvida a melhor arte. Digo, arte; Porque com o sorriso, até o aspecto do rosto toma uma forma diferente.

 


    E para sorrir, não é tão dificil assim! Alguns preferem programas de Televisão, chamados de: "Programas de Humor". Que na maioria das vezes, trata-se muito mais de um "enxurrada" de palavras torpes, sensualistas, e de humor, tem pouco!

  


   Dia destes, eu estava com mais duas pessoas assistindo a um desses programas, e em dado momento, comentei com as pessoas que estavam comigo: "Engraçado, o programa é de humor, para rir! E, no entanto, notaram que, estamos sérios! Onde está a graça?" - Foi, o que comentei.

  


   Mas, para rir, não é necessariamente preciso estar diante de humoristas, ou, gastar um tempo prolongado na busca frenética por piadas, coisas engraçadas...

  


   Tem gente que ri de qualquer coisa, já vi gente rindo de pessoas sendo acidentadas, em velórios. Tem aqueles também, que adoram rir de bebádos, na verdade os bebádos são mesmo, engraçados...!   É que, o ridiculo desperta o nosso bom humor, que fica as vezes escondido a "sete palmos'.


   Que feio! Ri de bebádo, não é legal! A gente tinha mesmo, é que ter, piedade dessa gente. A bebida é prejudicial, e todos sabemos disso. E enquanto alguns não estão rindo de bebádos, estão rindo de si mesmos, porque são bebádos também!

  


   Mas o povo ri mesmo, é  de politicos! E o brasileiro parece ser o povo mais feliz da terra, isso quando se depara com as atrapalhadas de nossos politicos. E o bom, é que eles estão sempre em cena, e isso, nos dá motivos de sobra para rir o tempo todo. Só não ri, quem não quer!

  


   Notou também, como eles riem da gente? Lembra daquela deputada dançando... e rindo? - E, das risadas de alguns, mesmo sendo acusados de "malvadezas"? - São muitos, e nesses últimos dias me prendi bastante, as risadinhas do ministro, agora ex-ministro; Palocci. O camarada estava rindo a todo momento, basta pesquisar na internet para comprovar o que estou dizendo. Mas, será que ele estava rindo da gente? Vai saber, né?

 


   Rir é bom! E uma boa risada faz bem! Mas, ninguém em sã consciência quer se tornar "chacota" de ninguém! Não é mesmo? Rir dos outros é bom... quanto a ser motivos para despertar sorrisos em outras pessoas, ninguém quer. A não ser que você seja um bom humorista.

 


   O interressante é que, tem gente que faz o outro rir, porque são bons humoristas - mas que, no fundo... em seu momento particular, pessoal... são sérios!

 


   Tive a honra de numa oportunidade hospedar em meu lar um grande humorista, que trabalhou muito tempo no SBT, atuando-se como o palhaço BOZO. E, foi enquanto estavá-mos à mesa de jantar, que tive a petulância de dizer:

"Você é muito engraçado, divertido como palhaço - e no entanto, muito sério sem as vestes do personagem que você representa".

 


   Observou que malvadeza! Eu também, queria vê-lo rindo o tempo todo, talves pela letra da música que ele cantava a todo momento em seu programa:

 "Sempre rir, sempre rir -  pra viver, é melhor sempre rir"

 


    Quando na verdade, é de se reconhecer que, ninguém fica rindo o tempo todo  -   É bom saber, respeitar a privacidade de cada um. Rir é bom, mas não se deve obrigar a pessoa a ficar o tempo todo rindo. Afinal! Aquele riso sem graça... é duro de aguentar. Por isso, o melhor é deixar que tudo flua  espontâneamente. 

 


    E por falar nisso! Você já riu hoje?  -  Rir de quê! Rir pra quê! Rir...? Oras...! Rir porque isso faz bem, é só experimentar para ver, e que tal, uma boa gargalhada agora! Morrer de rir... é melhor; que morrer por deixar de rir! Afinal! Que graça teria a vida sem uma boa risada, não é mesmo?

 

Autor: Nivaldo Duarte